Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Volta de Apoio ao Emprego - Viana do Castelo

sábado , 3 Novembro 2018

Volta de Apoio ao Emprego - Viana do Castelo

O CIED MInho promoveu no dia 25 de outubro a  Volta de Apoio ao Emprego (VAE), em Viana do Castelo. P or iniciativa e solicitação do CIED Minho, esta decorreu na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e participaram mais de 60 os jovens do Ensino secundário.

A VAE resulta de uma parceria entre a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Rede de Centros de Informação Europe Direct. Tem por objetivo promover a correspondência entre aqueles que procuram empregos e os empregos disponíveis no nível da União Europeia. Resultantes das parcerias estabelecidas, são organizadas ações, em várias localidades do continente e das ilhas, para divulgar oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade, contribuindo para responder à primeira prioridade da Comissão Europeia (um novo impulso para o emprego, crescimento e investimento) e as principais preocupações dos cidadãos: o emprego, a aquisição de qualificações e as saídas profissionais. Promove-se a identificação de oportunidades e soluções para melhoria da empregabilidade, através de formação profissional, estágios ou experiência internacional de voluntariado, sugestões para aumentar a probabilidade de sucesso de uma candidatura e formas de aceder a quase 1,5 milhões de vagas de emprego disponíveis a nível europeu.

Na atividade promovida pelo CIED Minho em Viana do Castelo, foram destacados os seguintes temas:

  • A Informação Europeia na Região do Alto Minho
  • Estágios Profissionais e Apoios à Criação do Próprio Emprego
  • Trabalhar na Europa - por onde começar?

Esta atividade, para além da coordenadora do CIED Minho, Alzira Costa (com a alocução sobre "A Informação Europeia na Região do Alto Minho") contou com a presença das oradoras abaixo identificadas:

 

  • Susana Parente, Técnica do Centro de Emprego e Formação Profissional de Viana do Castelo apresentou Medidas Nacionais de Emprego, os Estágios Profissionais e os Apoios à Criação do Próprio Emprego;
  • Sónia Trancoso, Conselheira de Emprego EURES - Alto Minho, apresentou a Rede EURES, como Rede de Serviços de Emprego Público que visa promover e facilitar a mobilidade dos trabalhadores a nível transnacional e transfronteiriço, no âmbito do Espaço Económico. Procurou responder à questão por muitos colocada - Trabalhar na Europa - por onde começar?

A promoção desta atividade teve por objetivo:

  • sensibilizar do público-alvo para as questões europeias da mobilidade em termos de emprego;
  • aumentar conhecimento das oportunidades de emprego e das ferramentas à disposição para lá chegar, quer nacionais, quer europeias;
  • promover a identificação de oportunidades e soluções para melhoria da empregabilidade;
  • promover a criação do próprio emprego;
  • divulgar oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade
  • consolidar a cidadania europeia e o sentimento de pertença através da projeção de um mercado de oportunidades de 500 milhões e não apenas de 10 milhões.

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda