Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Infraestrutura europeia de supercomputação de craveira mundial

sexta-feira , 5 Outubro 2018

 Infraestrutura europeia de supercomputação de craveira mundial

O Conselho de Ministros apoiou oficialmente os planos da Comissão Europeia para investir, em conjunto com os Estados-Membros (EM), na criação de uma infraestrutura europeia de supercomputação de craveira mundial.

Os supercomputadores são necessários para processar quantidades cada vez maiores de dados. São valiosos para a sociedade em muitos domínios, desde os cuidados de saúde e as energias renováveis até à segurança dos veículos e à cibersegurança. O Conselho adotou um regulamento que estabelece a Empresa Comum Europeia para a Computação de Alto Desempenho (EuroHPC), uma nova estrutura jurídica e de financiamento que congregará recursos provenientes de 25 países europeus, desenvolverá infraestruturas de dados e de supercomputação e apoiará a investigação e a inovação neste domínio, com a participação de cientistas, de empresas e da indústria. Esta estrutura proporcionará aos utilizadores públicos e privados europeus um melhor acesso à supercomputação, que é essencial para apoiar a competitividade e a inovação.

A empresa comum terá um orçamento de mil milhões de euros, metade do orçamento da UE e metade de contribuições dos EM participantes. Os parceiros privados contribuirão com recursos adicionais de mais de 400 milhões de EUR. As suas atividades concentrar-se-ão em duas áreas: uma infraestrutura de supercomputação pan-europeia e investigação e inovação. Até ao momento, 25 EM já confirmaram a sua intenção de participar neste mega projeto - incluindo Portugal.

Ver mais

 

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda