Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

UE mobiliza apoio para combate aos incêndios que assolam a Grécia, Suécia e Letónia

segunda-feira , 30 Julho 2018

O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da Comissão está a funcionar sem interrupções e está em contacto permanente com as autoridades gregas, suecas e letãs, que solicitaram o apoio da UE na sequência dos incêndios florestais sem precedentes que estão a assolar a Europa.

Na sequência dos incêndios devastadores ocorridos na Grécia, o Presidente Juncker falou com o Presidente da República Helénica, Prokopis Pavlopoulos, e com o primeiro-ministro Tsipras para expressar as suas sinceras condolências às famílias e aos amigos das vítimas. Numa carta dirigida ao primeiro-ministro, o Presidente Juncker reiterou que tudo será feito para apoiar a Grécia durante estes tempos difíceis.

Ontem à noite, a Grécia solicitou o apoio da União através do Mecanismo de Proteção Civil da UE. Em resposta imediata, Chipre, Espanha e Bulgária apresentaram rapidamente propostas de assistência concreta, incluindo aviões, bombeiros, médicos e veículos. O Comissário responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, viaja ainda hoje para Atenas e publicou, entretanto, uma declaração com os pormenores da sua visita, durante a qual se reunirá com as autoridades gregas de proteção civil e coordenará a assistência já da UE já no local. Relativamente à Suécia, o apoio da UE continua com aviões, bombeiros e veículos, já em operação nas áreas afetadas.

No que diz respeito à Letónia, o sistema de satélite Copernicus da UE foi ativado para ajudar as autoridades nacionais a fazer uma cartografia de emergência das zonas de risco. A Comissão mantém-se em contacto com os Estados-Membros que participam no Mecanismo de Proteção Civil da UE para fornecer qualquer ajuda suplementar possível.

A Comissão propôs reforçar a resposta da proteção civil da UE através do rescEU para que quando várias catástrofes assolam os Estados-Membros, estes estejam melhor preparados para lhes dar resposta. A proposta «rescEU» é um elemento central da agenda do Presidente Juncker para uma Europa que protege. Estão disponíveis fotografias e imagens vídeo do Centro de Emergência, bem como uma Nota Informativa «O combate aos incêndios florestais na Europa - Como funciona».

 

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda