Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Dia da Europa - 9 de maio

terça-feira , 8 Maio 2018

Dia da Europa - 9 de maio


O dia da Europa é uma data comemorativa celebrada anualmente na União Europeia no dia 9 de Maio.
A data reflete o dia 9 de Maio do ano de 1950, em que o estadista francês, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, num discurso proferido em Paris expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

Em colaboração com Jean Monnet, Robert Schuman elaborou o famoso "Plano Schuman", que divulgou a 9 de maio de 1950. Nesse plano, propunha o controlo conjunto da produção do carvão e do aço, as matérias-primas mais importantes para a produção de armamento. A ideia fundamental subjacente à proposta era a de que um país que não controlasse a produção de carvão e de aço não estaria em condições de declarar guerra a outro. Defendia, assim a criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções

Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman e é considerada o embrião da atual União Europeia.
O Dia da Europa é juntamente com a bandeira, o hino, a divisa (Unida Na Diversidade) e o euro um dos símbolos da identidade comum da União Europeia.


No âmbito das comemorações deste dia realizam-se, em todos os Estados-Membros, vários eventos e as instituições europeias abrem as suas portas ao público em diferentes dias do mês de maio, em Estrasburgo, no Luxemburgo e em Bruxelas. As representações e delegações da UE na Europa e no resto do mundo realizam eventos para todas as pessoas interessadas em participar.


Na prossecução deste objetivo e princípio o CIED Minho, durante todo o mês de maio, desenvolve e apoia um conjunto de atividades em parceria com entidades da região do Minho, designadamente,

  • Hastear da Bandeira da União Europeia no Dia 9 de maio
  • Ações Informativas
  • Peddy Papers
  • Workshops
  • Sessões World Café
  • Exposições de materiais informativos europeus
  • Outras atividades, de natureza diversificada.

Pelo facto de estarmos no Ano Europeu do Património Cultural, sob o lema «Património: onde o passado encontra o futuro», o CIED MINHO procurará incentivar mais o cidadão a descobrir e explorar o património cultural da região e reforçar o sentimento de pertença a um espaço europeu comum. O património cultural influência a nossa identidade e vida quotidiana. Rodeia-nos nas vilas e cidades, nas paisagens naturais e nos sítios arqueológicos da nossa Europa. Não está circunscrito à literatura, à arte ou aos objetos expostos nos museus. Está igualmente presente nas técnicas que aprendemos com os nossos antepassados, nas histórias que contamos aos nossos filhos, nos pratos com que nos deliciamos e nos filmes que vemos e em que nos reconhecemos.

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda